Em recente entrevista de Phoebe para o Los Angeles Times, a atriz falou sobre a criação da sua marca de roupa Lesjour durante a pandemia do COVID-19, confira traduzida abaixo:
Essa atriz de Hollywood usou a quarentena para criar uma linha de roupas de lazer de alto nível
Todos nós tivemos que ajustar nossas rotinas desde a pandemia – com muitas pessoas atuando profissionalmente. Phoebe Tonkin não é diferente.
Quando as produções de Hollywood foram interrompidas em março por causa do Covid-19, a atriz e ativista ambiental usou o tempo de inatividade para revisitar uma idéia que ela já havia colocado em banho-maria.
No início desse mês, Tonkin “provocou” o novo projeto em sua conta do Instagram ao lado de uma foto com a palavra “LESJOUR!” em vermelho. A postagem misteriosa deixou os 6,1 milhões de seguidores de Tonkin pesquisando no Google o que a palavra poderia significar.
A resposta está oficialmente fora da sacola biodegradável. Na quinta-feira, Tonkin lançou a Lesjour!, uma coleção de roupas de lazer sustentável. Consiste em seis peças (quatro blusas e duas calças) em duas cores (preto e vermelho) com cada peça vendida separadamente por $198. Os conjuntos, feitos de material ecológico, estão disponíveis exclusivamente para encomenda em lesjour.com nos tamanhos XS a XXL.
Embora Tonkin tivesse pensado em criar uma linha de moda sustentável, sua estética foi inspirada em seu guarda-roupa fora de serviço e estilo de vida pandêmico.
“Eu senti como se estivesse me trocando quatro vezes por dia, mas com a mesma variação de pijama”, Tonkin disse ao The Times pelp Zoom em meados de outubro enquanto vestia um top Lesjour! vermelho, que ela combinou com brincos de argola de ouro da Oma the Label. “Então o pijama se transformava em calças de moletom para ir ao supermercado e então eu voltava e colocava outra coisa.”
Para minimizar as mudanças de guarda-roupa, o jovem de 31 anos decidiu criar uma versão moderna do tradicional traje de lazer dos anos 1970. “Eu queria criar algo que fosse feito sob medida, que fosse lisonjeiro, que fosse confortável, mas também muito chique e clássico”, disse ela sobre os vários estilos, que incluem cardigans, tops de manga comprida e calças de perna larga.
“O conjunto é uma ótima base ou plataforma para seu estilo pessoal”, disse ela. “Você pode projetar sua personalidade nessas roupas, em vez de essas roupas serem a personalidade.” Ela também queria que as peças estivessem descomplicadas, sem qualquer necessidade de passar. “Você pode amassá-los no final do dia e, em seguida, colocá-los novamente pela manhã.”
Com sede em Los Angeles, Lesjour! é uma marca quintessencial da Costa Oeste. “Eu definitivamente sinto que fui influenciada pela facilidade de viver na Califórnia”, disse Tonkin, acrescentando que cada peça é feita em Los Angeles com todos os pedidos despachados do estúdio local da marca.
“Eu me mudei de volta de Nova York para LA para fazer Lesjour! em tempo integral”, disse ela, explicando que viveu entre as duas cidades, mas decidiu que sua quarentena deveria cancelar seu contrato de aluguel na Costa Leste para se concentrar no novo empreendimento. Tonkin dirige até o centro de Los Angeles a cada poucos dias para visitar o fabricante. Caso contrário, ela trabalha em casa.
“Quanto menos impacto no meio ambiente, melhor”, disse ela, acrescentando que a fábrica fica em um raio de cinco milhas de sua casa.
Como Tonkin é tão apaixonada pelo meio ambiente quanto é pela moda, a sustentabilidade faz parte do espírito de sua marca. Toda a linha é feita de Ecovero por Lenzing, um tecido viscose renovável de malha de Los Angeles feita de polpa de madeira regenerativa.
“Estou animada por ser uma das primeiras empresas a usá-lo”, disse Tonkin, acrescentando que o tecido tem uma “sensação de caxemira supermacia”, mas que cada árvore usada para criar o tecido é replantada com práticas agrícolas regenerativas. Tonkin encontrou o material enquanto pesquisava alternativas ecologicamente corretas. “Tecidos como o Ecovero são inovadores de alto nível – o futuro dos tecidos”, disse ela.
As considerações ecológicas podem ser vistas em todos os detalhes. Os pedidos são enviados usando a embalagem para presente de edição limitada, reutilizável e biodegradável da Better Packaging Co.. Além disso, cada peça de roupa não tem uma etiqueta. “Por que precisamos de etiquetas penduradas?” Tonkin disse. “Se alguém vai usar e mandar de volta, eles vão usar e recolocar de qualquer maneira. É apenas lixo extra. ”
Embora a maioria das empresas ainda não tenha considerado sua pegada de carbono de uma forma tão abrangente, Tonkin disse que não quer necessariamente Lesjour! ser considerada “esta marca sustentável que grita do telhado”. Seu sentimento é que ela faz “todo o dever de casa para o consumidor, para que ele possa confiar em nós. Deve ser um bem adquirido agora, se você está criando algo mais para colocar neste planeta, deve ser pensado de forma sustentável. … Isso deve ser esperado das novas marcas.”
Tonkin reconheceu que os olhos de alguns consumidores podem ficar vidrados na palavra “sustentabilidade”, que pode soar como uma palavra da moda, mas parte disso pode se resumir à sua definição sempre mutante. De muitas maneiras, os consumidores não sabem o que a palavra significa porque, de acordo com Tonkin, as empresas de moda ainda estão navegando pelo melhor caminho para minimizar sua pegada de carbono.
“Todo mundo está tentando apostar no que é a sustentabilidade”, disse Tonkin, observando que o estoque morto foi, em um ponto, uma tendência antes de perceber que não estava fazendo muito. Ela espera que as empresas continuem a considerar a sustentabilidade para que se torne um padrão do setor. Kering, proprietária da Gucci, Saint Laurent e Balenciaga, empregou um diretor de sustentabilidade, enquanto LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton, Armani e Vivienne Westwood juntaram iniciativas para compensar sua pegada de carbono.
Tonkin afirma que a responsabilidade recai sobre a indústria da moda para fazer melhor. “O objetivo principal do consumidor deve ser comprar algo fofo que fique bem com eles”, disse ela, “e então tudo o mais é o que fazemos nos bastidores para garantir que eles fiquem bonitos”.
Lesjour! planeja lançar uma nova cor de modelo a cada seis semanas e introduzirá estilos diferentes no próximo verão. “O plano é começar pequeno e gerenciável”, disse Tonkin. “Estamos praticamente só nós fora da minha casa.”
Embora Tonkin sempre diga “nós” enquanto discute sua nova marca, Lesjour! é apenas uma produção de uma mulher, estrelada por Tonkin. No entanto, ela ocasionalmente pede conselhos ou ajuda a amigos próximos da moda. Caso em questão: modelo/atriz Dree Hemingway, estilizado e estrela no look book da Lesjour!, que foi filmado pelo fotógrafo Alex Cramer na sala de estar de Tonkin ao lado de Tonkin e da modelo Loreal Ellis.
Moda, sustentabilidade e amizade são frequentemente sinônimos para Tonkin. Embora seja uma ávida compradora de roupas vintage, ela disse que entende que “as pessoas trabalham duro e querem se cuidar e comprar algo novo e especial”. Com isso em mente, ela é uma embaixatriz da Chanel desde 2017. Foi assim que ela foi apresentada ao grupo de defesa ambiental Natural Resources Defense Council. A organização sem fins lucrativos se beneficia de um baile de gala patrocinado pela Chanel realizado pela ativista Kelly Meyer a cada ano.
Pouco depois de Meyer apresentar Tonkin a sua filha Carson, as mulheres fizeram lobby em Sacramento em nome do NRDC. “Estávamos lá para falar sobre pesticidas e derramamento de óleo no oceano da Califórnia”, disse Tonkin, acrescentando que desde então se tornou ativa dentro da organização e particularmente próxima de Carson Meyer. As mulheres esperam fazer um lobby em Washington, DC, a seguir. Tonkin tem se interessado por ativismo ambiental desde que ela se lembra.
“Ser australiana está meio que enraizado em como crescemos”, disse Tonkin, que trabalha como atriz desde a adolescência. “Não é algo que eu realmente tive que me ensinar sozinha. É assim que eu sou.”
Tonkin mudou-se para Los Angeles aos 20 anos – e descobriu que dirigir era mais assustador do que qualquer outra coisa. “Eu falhei em meu teste de motorista cerca de cinco vezes na Austrália e finalmente consegui um ou dois dias antes de voar para cá”, disse ela com uma risada. “Minha primeira impressão de Los Angeles foi dada dirigindo nas rodovias 24 horas depois de tirar minha carteira de motorista. Foi assustador.”
A partir daí, avançou a toda velocidade. Tonkin estrelou várias séries da CW, incluindo “The Secret Circle”, “The Vampire Diaries” e “The Originals”. Mais recentemente, ela estrelou em “Bloom”, do Hulu, um drama com o companheiro australiano e indicado ao Oscar, Jacki Weaver. Tonkin também escreveu e dirigiu um curta-metragem chamado “Furlough” e apareceu no “Westworld” da HBO.
Embora as filmagens a tenham levado para dentro e para fora da cidade ao longo dos anos, Los Angeles continuou sendo uma base. “Eu sou definitivamente um Angeleno agora”, disse Tonkin. “Eu amo o estilo de vida da Califórnia. LA é um excelente ponto de partida para aventuras e experiências.”
Ela disse que sua rotina de quarentena inclui viagens matinais à praia. “Eu estava tão nervosa em ir à praia durante tudo”, disse ela. “Então, no último mês, pensei, ‘Mentalmente, tenho que nadar pelo menos uma vez por semana.’ Eu dirigi para Malibu – apenas nadei por 20 minutos – voltei para meu carro em meus nadadores molhados e dirigi de volta para casa.”
Tonkin não sabe o que o futuro reserva, mas ela está abraçando a jornada. “Como sou atriz, estou esperando o telefone tocar normalmente para me dar permissão para ser criativa”, disse ela. “Ser capaz de estar no controle de minha própria criatividade, no controle de minha própria vida, meu negócio – todas essas coisas – tem sido uma realização incrível para mim.”
Ela dá crédito a Lesjour! como contribuinte para sua perspectiva positiva durante a pandemia. “Essa é a mais calma, empolgada e com os pés no chão que eu já senti em muito tempo”, disse ela.